sábado, abril 14

DE VOLTA À CARGA.

« A iniciativa de Juan Mann “Free Hugs” encontra eco por todo o mundo e o Porto não é excepção.
A ideia partiu de um grupo de amigos que decidiu espalhar a “causa”. Ontem, reuniram-se na Baixa da Invicta.
Segundo Tiago João Soares Carvalho, aluno da Católica, “a iniciativa é nossa, mas não a ideia. Queremos repetir a campanha iniciada por Juan Mann na Austrália, há cerca de um ano, que consiste em andar na rua com cartazes a dizer ‘abraços grátis’ e distribuí-los por quem necessitar ou quiser. Não queremos impingir nada, simplesmente oferecer”.

A campanha foi difundida pelo site YouTube e já tem vídeos em português. É já a segunda iniciativa a decorrer no Porto, depois de uma outra, realizada em Santa Catarina no mês passado: No mesmo dia, à mesma hora, encontraram-se dois grupos diferentes, como explicou Rita, da Secundária de Ermesinde: “Chegámos lá e vimos outro grupo com cartazes!” Ontem a iniciativa terminou na Estação de São Bento, depois de uma tarde de abraços. Reuniram-se na Praça D. João I e passearam pela Invicta.


Vasco Mendes, de 19 anos, do Filipa de Vilhena, foi um dos impulsionadores: “Quisemos vir para a Baixa distribuir um pouco da nossa alegria. São estas as experiências que ficam, e não os momentos diários da escola”, explica. E os portuenses reagiram bem, “se calhar por ser um país mediterrânico, dão-se mais ao abraço, as pessoas são mais calorosas. Pretendemos expandir a causa a Aveiro, Coimbra e Lisboa”. E “também aos bairros sociais”, diz Bernardo, de 19, da António Nobre “por sugestão de um professor”.

Marco Silva de 18 anos, foi um dos que aderiu espontaneamente: “Há quem diga que, para vivermos, precisamos de pelo menos 3 abraços por dia. E acho que toda a gente no mundo merece um abraço. Isto pode mudar algo nas mentalidades”, comentou . “E o ‘movimento’ está a crescer imenso”, conta uma das participantes. O que pudemos constatar, in loco, já que o JANEIRO também recebeu um abraço grátis. »

2 comentários:

Anónimo disse...

:'D

Coisas como estas nunca nos esquecemos..e venham daí mais abraços grátis !

<3

Anónimo disse...

e a ines ficou em casa :p

( eu tinha q provocar :p )