quinta-feira, março 8

Open up your mind and see like me.

O mês de Março, para a maioria dos alunos do 12ºano, resume-se basicamente às correrias de última hora para a inscrição nos exames nacionais, e ao final do 2º período - que, inevitavelmente, para uma grande parte tem o nome de Lloret Del Mar. Como não estou incluída no pacote de "bêbados e party animals" (sem querer ofender :p) por motivos terceiros, vou apenas referir-me ao primeiro ponto da situação: Exames.

Terça-feira, estava eu muito descansada em casa, quando me apercebi de que o meu Bilhete de Identidade tinha desaparecido do sítio onde o tinha deixado dois dias antes (já a prevenir um eventual - e tão característico - esquecimento). Levanto-me de um salto e grito para a outra ponta da casa: "O MEU B.I.?!!". Respondem: "ESTÁ NA MESA DO ESCRITÓRIO.". Devolvo: "DESAPARECEU!".

Prosseguindo: sem bilhete de identidade não me posso candidatar aos exames nacionais, portanto, toca a ir tirar outro à Loja do Cidadão.
Chegada ao enorme balcão, depois de percorrer alguns corredores, páro em frente a uma divisória com a placa "Venda de Impressos". Dou uns passos à frente e observo a pessoa por quem ia ser atendida: ar triste, cansado, frustrado, revoltado com o mundo em geral.
Estava de trombas. Com as VERDADEIRAS TROMBAS. Pensei cá para dentro: "Já não deves ter paz interior há muito tempo...".

Ganhei coragem para enfrentar o "mostrengo", e aproximei-me do balcão. Disse o meu "BOA TARDE!" mais caloroso e esbocei o meu quase-melhor sorriso. Um sorriso, no entanto, sincero! Nesse momento, aquela mulher que se encontrava fechada nas suas angústias (calculo eu...), levantou a cabeça, olhou para mim - surpreendida - e SORRIU. Continha, contudo, uma pequena timidez, quase um medo... como se aquilo que tinha acabado de fazer não fosse correcto. Expus as minhas dúvidas, voltei a sorrir e agradeci. E, para meu espanto, a "concha" sorriu dizendo "Obrigado, eu...".

Naquele momento senti que tinha feito a boa acção do dia. E senti-me bem! :)
O que aconteceu à naturalidade humana? À espontaneidade da boa educação (eu já nem digo "alegria")?
Acabem com isso, vá lá.
PS1: Título de Jason Mraz.
PS2: Foto de Jorge Fortunato.

3 comentários:

GP57 disse...

Sabes o q falta ?

Uma Coisa, Ter coragem para enfrentar o dia e poder Sorrir com a ingenuidade de uma criança!

:D -> ves? olha o meu sorriso! nota-se mesmo q sou uma Criança ( como tu :p ) Feliz! *

Pedro Fernandes Martins disse...

quase todas as pessoas que trabalham numa loja do cidadão são pessoas revoltadas e descontentes com o trabalho que têm, assim como as dos cartórios notariais, secretarias e tesourarias em geral, ou até algumas repartições de finanças. pronto, vá, muitos dos funcionários públicos. centremo-nos nos funcionários públicos, por que nas contas dos privados é melhor não meter o bedelho. mas isso do sorrir é bonito e, às vezes, dá resultado. nem sempre, porque nem sempre os sorrisos são factores de animação para os outros. mas não faz mal nenhum a ninguém dar ou receber um sorriso. é preciso mover 17 músculos para sorrir, não? dos 600 e tal que temos, 17 nem é muito!

DebY disse...

"Open up your plans and damn you're free
Look into your heart and you'll find love love love love..."



beijinhuuu
Debs*

que a conexao nunca falhe ;)